Redes Sociais

Gestão de Redes Sociais

A gestão de redes sociais é um conjunto de ações que visa otimizar o uso das redes sociais no relacionamento e interação com o usuário, que também é o público consumidor. Logo, essa estratégia se tornou indispensável para as empresas.

Desde 2018, a agência digital 180º Soluções tornou esse, um dos métodos de marketing online mais eficaz para os nossos clientes.

É no contexto do mundo globalizado e multiplataforma que surge a necessidade de ter um espaço na web para posicionamento da empresa. Com público exigente e bem informado é essencial divulgar a marca por meio desses canais e, consequentemente, se aproximar e fidelizar os clientes.

O serviço de gerenciamento de redes sociais da 180º Soluções gera resultados para pequenas e médias empresas com ações em mídias sociais como Instagram, Facebook, Whatsapp, LinkedIn, Google Meu Negócio, YouTube e também a produção de conteúdo para blog. A gestão de redes sociais contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento e o relacionamento diário e ativo com o público da marca.

Etapas do Gerenciamento de Redes Sociais

Um projeto profissional de gestão de redes sociais certamente vai além da produção de conteúdo. Na 180º Soluções, consideramos que a presença digital de uma marca deve ser pensada com uma administração ampla.

Desde 2018, desenvolvemos uma metodologia que já foi utilizada dezenas com dezenas de empresas, de diversos segmentos e tamanhos.

Nossa metodologia segue 5 etapas:

1. Consultoria em Performance Online

Nossa primeira preocupação é entender o histórico e o cenário do cliente. A partir disso, propomos uma solução compatível com a verba e os objetivos da empresa.

Assim, atuamos como consultores no início de cada projeto de gestão de mídias sociais. Analisamos e propomos soluções que vão além das redes sociais, considerando na verdade toda a presença digital da empresa. Para isso, levamos em consideração diversas variáveis, como site, Facebook, Instagram, Google, Youtube, blogs, influenciadores digitais, aplicativos e canais digitais que impactem o público-alvo.

2. Planejamento de Estratégias Digitais

O marketing nas redes sociais e a sua gestão começa bem antes de uma postagem ir para o feed. Por isso, na etapa do gerenciamento de mídias sociais nossos analistas fazem o planejamento de estratégias digitais. É muito comum que ao investir em marketing nas redes sociais, algumas empresas tenham dificuldade de visualizar o retorno do investimento.

Por isso, a nossa equipe se preocupa em traçar um objetivo em comum com o cliente e demonstrar como as redes sociais podem traduzir os resultados esperados. Nessa fase de planejamento, os analistas realizam um diagnóstico e uma pesquisa da sua marca. A partir disso, desenvolvem as melhores metas e ações, de acordo com o seu objetivo. Assim, coordenamos conteúdos e estratégias de acordo com o seu público-alvo, definindo a linha editorial da sua rede social, bem como um cronograma inicial de ações.

O cliente da 180º Soluções recebe um planejamento de marketing digital completo para entender quais ações serão executadas pela agência ao longo de todo o projeto de gerenciamento de redes sociais.

3. Produção de Conteúdo

Em um projeto de gestão de redes sociais, a nossa produção de conteúdo conta com um time. Analistas, redatores e designers criam conteúdo textual e gráfico alinhados com uma identidade visual e com uma estratégia de diálogo com o público. Isso é feito de forma coerente e interativa, de acordo com as potencialidades e perfil de comportamento em cada rede social trabalhada.

A linha editorial definida no planejamento guia o conteúdo que é publicado nas redes sociais. É necessário destacar que, através de análises constantes e reportadas via relatório mensal ao cliente, coletamos feedbacks do público sobre a aceitação e engajamento do conteúdo.

Isso é essencial para manter uma dinâmica de atualização constante dos canais da marca. Assim, novos conteúdos são incorporados ao longo do trabalho de acordo com as tendências de mercado. Além disso, novidades são aplicadas de acordo com respostas do público.

4. Gestão de Anúncios

Para um gerenciamento de mídias sociais completo, é fundamental integrar conteúdo com anúncios patrocinados, dentro de uma estratégia macro, que chamamos de Campanha.

A Campanha é feita a partir da união do conhecimento sobre o produto ou serviço, da técnica aplicada em redes sociais e do relacionamento com os leads, que são usuários que já demonstraram interesse nas suas soluções.

Ao pensar em um post como a ponta do iceberg de uma campanha, conseguimos visualizar claramente como vamos entregar o resultado desejado para nosso cliente.

Planejamos, em conjunto o conteúdo, os anúncios patrocinados que vão promover esses assuntos e o contexto do usuário ao receber aquela mensagem. A partir daí, conseguimos fazer diversas variações ao longo do projeto, para que a empresa sempre tenha uma presença interativa e atualizada nas redes sociais.

5. Monitoramento de Mídias Sociais

Cada projeto de gestão de redes sociais conta com um analista para monitorar diariamente comentários e menções à marca. Com esse monitoramento de redes sociais contínuo, fazemos também o atendimento a tais comentários e transformamos isso em relatório estratégico.

Vale destacar que, a análise de dados é fundamental para uma administração de redes sociais eficiente. Diariamente nossos consultores estarão em contato, para organizar o fluxo de trabalho e manter a empresa informada sobre os processos.

Mês a mês nossos clientes também recebem relatórios completos com dados que realmente sejam importantes para a evolução do projeto. Nada de relatórios de diversas páginas. O conteúdo entregue é direto e objetivo. Assim possibilita uma tomada de decisão assertiva para os próximos passos que serão dados na gestão das redes sociais.

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